quarta-feira, 27 de abril de 2011

Chernobil: 25 anos! Fatos e Mitos sobre o acidente nuclear - Parte 1

Hoje, o maior acidente nuclear da história completou 25 anos. Poucos assuntos técnicos levantam tanta controvérsia quanto a energia nuclear e poucos assuntos nucleares tem um apelo tão emotivo quanto o desastre de Chernobil, ocorrido na então União Soviética (hoje Ucrânia) em abril de 1986. A palavra "Chernobil" automaticamente evoca imagens de uma catástrofe ambiental e de sérias consequências de longo prazo para a saúde humana.

Mas quem sabe o que realmente aconteceu? Uma combinação de boatos infundados e da natureza complexa das evidências científicas em torno de Chernobil torna difícil separar a realidade da ficção. O acidente de Chernobyl distorceu os argumentos tanto a favor quanto contra a energia nuclear. E com os argumentos distorcidos, a percepção popular sobre o acidente e sobre a energia nuclear também tornou-se distorcida.

Para ajudar a esclarecer os fatos, a a agência de notícias nucleares NucNet (Nuclear Communications Network) publicou um relatório com informações atualizadas sobre o acidente de Chernobil. A intenção é ajudar profissionais de comunicação da área nuclear e jornalistas que cobrem o setor a entender as razões por trás do que aconteceu e as contradições que surgiram em torno do tema. Mas as informações também são úteis para pesquisadores, estudantes, outros profissionais do setor e políticos.

Cada seção do documento lida com um aspecto importante do acidente e suas consequências, mostrando o que aconteceu e as medidas que foram tomadas para assegurar que o episódio não se repita. Os eventos que levaram ao acidente e os acontecimentos que o sucederam são descritos e explicados. Os mitos em torno de Chernobil são desmitificados, e as razões e repercussões do episódio são esclarecidas.

Para os mais apressadinhos, o relatório (em inglês) pode ser conferido aqui. Estou traduzindo esse material e juntando mais informações sobre o assunto para publicar aqui no blog. Como esse tema tem muito "pano pra manga", durante as próximas duas semanas publicarei posts relacionados à Chernobil (planejo uns 7 posts!).

Aguargem e confiram!

Um comentário: