domingo, 17 de julho de 2011

Inicia-se a nova era do submarino nuclear brasileiro!

Ontem, 16 de Julho, a presidente Dilma Rousseff deu início à construção de submarinos no Brasil em cerimônia realizada em Itaguaí, a 73 km do Rio.

"Hoje é um momento histórico para o Brasil", ressaltou a presidente. Ao mencionar o interesse do governo brasileiro pelo domínio da tecnologia nuclear, que será usada na propulsão de um dos submarinos, ela destacou a intenção pacífica. "Nosso interesse é de garantir a segurança de nossas riquezas, de defesa nacional, jamais de ataque", afirmou. Em seu discurso, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que, entre outras utilidades, os submarinos servirão para proteger as jazidas de petróleo encontradas no pré-sal.

A Itaguaí Construções Navais, empresa criada em parceria entre a construtora Odebrecht e a francesa Direction des Construtions Navales et Services (DCNS), com a participação da Marinha brasileira, será responsável pela construção de quatro submarinos convencionais da classe Scorpène, com propulsão diesel-elétrica e 70 metros de comprimento, e um com propulsão nuclear, com 100 metros.

Os submarinos convencionais serão entregues à Marinha do Brasil a cada um ano e meio, sendo o primeiro previsto para julho de 2017. Já o aparelho com propulsão nuclear deve ser concluído em 2023. A Marinha ressalta ainda que
um submarino com propulsão nuclear é uma arma com poder dissuasório ainda maior que o do submarino convencional, por sua capacidade de operar quase que indefinidamente sem depender da atmosfera.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha, criado a partir do acordo estratégico firmado entre Brasil e França em 2008. No valor de R$ 6,7 bilhões, o acordo prevê transferência de tecnologia francesa (na fabricação de peças usadas nos submarinos) para o Brasil.

O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA

O projeto para o reator do submarino nuclear é exclusivamente brasileiro e faz parte do Programa Nuclear da Marinha, iniciado em 1979. Após 15 anos de escassez de recursos financeiros, que deixaram o programa em "estado vegetativo", novos investimentos no setor, por parte do Governo Federal, criaram perspectivas para sua continuidade e conclusão.

O programa é dividido em dois grandes projetos: o Projeto do Ciclo do Combustível e o Projeto do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (LABGENE).

Com relação ao ciclo do combustível, a Marinha já detém a tecnologia necessária para o enriquecimento do Urânio. Essa tecnologia é conhecida por apenas sete países, além do Brasil: EUA, França, Rússia, Grã-Bretanha, Alemanha, Japão e Holanda. Desses países, os dois primeiros utilizam a técnica de difusão gasosa, que é considerada obsoleta, pois consome 25 vezes mais energia que a tecnologia de ultracentrifugação, empregada pelo Brasil e demais países.

Além disso, existe uma diferença marcante entre a tecnologia de ultracentrifugação desenvolvida no Brasil e aquela utilizada pelos outros cinco países citados: o rotor da ultracentrífuga desenvolvida nesses países gira apoiado em um mancal mecânico, enquanto o rotor desenvolvido no Brasil gira levitando por efeito eletromagnético, o que reduz o atrito e, conseqüentemente, os desgastes e a manutenção. Não existem informações de que algum outro país tenha desenvolvido tecnologia semelhante a nossa.

Em paralelo ao Projeto do Ciclo do Combustível, mas com alguma defasagem no tempo, foram iniciados os estudos do Projeto do LABGENE, buscando o desenvolvimento e a construção de uma planta nuclear de geração de energia elétrica totalmente projetada e construída no País, inclusive o reator.

Essa instalação servirá de base e de laboratório para qualquer outro projeto de reator nuclear no Brasil. Além disso, o LABGENE é, também, um protótipo em terra do sistema de propulsão naval. As obras dessa instalação já foram iniciadas e a previsão de conclusão é de cerca de 8 anos.

Esse vídeo do Jornal da Globo, que foi ao ar em 2004, está desatualizado quanto aos números e datas, mas fala do submarino nuclear brasileiro e das diferenças entre os submarinos convencionais e os nucleares:




OS OUTROS SUBMARINOS NUCLEARES


Apenas 6 países possuem submarinos nucleares de caça. O primeiro submarino nuclear da História foi o USS Nautilus (foto), da marinha estadunidense, lançado ao mar em 1954. Com uma típica resposta da Guerra Fria, a ex-União Soviética lançou o K-3 Leninsky Komsomol em 1957. Logo em seguida, em 1960, o Reino Unido inaugurou o seu, seguido da França em 1967 e da China em 1970. Por último, a Índia, em 2009, lançou o INS Arihant.

Se o planejamento se confirmar, em 2023 o Brasil entrará para esse seleto grupo.


Para saber mais:

Submarino é para segurança das riquezas, diz Dilma (Folha de São Paulo)

Submarino Scorpène: a posição da Marinha


O Programa Nuclear da Marinha

7 comentários:

  1. Gostei da matéria Pam. Tenho acompanhado teu blog e os artigos estão sempre muito bem escritos. Obrigada!
    Abração,
    Pati

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati, obrigada pelo apoio! Agora estou de férias e vou poder me dedicar mais ao blog. Continue acompanhando!
    Abração,
    Pam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutora Pamela Piovezan, o povo brasileiro, mais precisamente os possuidores de amor à Patria, parabeniza-te pelos sacrificios que vem fazendo em prol às pesquisas nuclearews em nosso país, mesmo tendo que abster-se de seus momentos de lazeres junto com familiares e amigos. Mas, um dia chegará em que seus olhos lagrimas derramarão vendo o nosso povo acenando as humildes mãos por te-la descoberto e criados meios para a nossa sobrevivencia e segurana completa. Os nossos futuros patriotas ,ainda criancinhas sorriem desde já para o seu olhar de vitoriosa e de uma pessoa que ama ssua gente.

      Excluir
  3. A um ditado grego que diz o seguinte: Se queres paz prepara-te para a guerra. Mas para estar a altura de uma nação bem equipada necessario se faça que o país esteja capacitado a construir embarcações de ultima geração, como por exemplo SUBMARINOS NUCLEARES LANÇADORES DE MISSEIS INTERCONTINENTAIS. Estando ou não , sendo ou não ameaçado, temos que possuir o maior numero possivel de submarinos com propulsão atomica. Eu parabenizo todos os cientistas brasileiros, possuidores de amor à patria, pelos esforços descomunais que vem fazendo pelo nosso país.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pâmela!! Minhas cordiais saudações!!

    Parabéns pelo teu Blog e obrigado por compartilhar conosco, tantas informações úteis. Nós brasileiros, deveríamos valorizar mais nossas riquezas, mas principalmente quem trabalha na defesa de nossa soberania e estes profissionais cientistas brasileiros, bem lembrado pelo nosso compatriota Genésio, a quem também saúdo, pela boa explanaçao. Nosso país vem conquistando, com muito esforço, a independência ao acesso às tecnologias, mas, infelizmente, vem enfrentando resistências de outros países, contrários ao nosso progresso, como é o caso dos norte-americanos, que inclusive sabotaram em 2003, em Alcântara, o lançamento de nosso foguete. E aquela foi a terceira sabotagem, que foi fatal, que vitimou +- 23 engenheiros e técnicos. O povo brasileiro deveria saber daquele fato e se importar mais pelas riquezas e como saber protegê-las.

    Foi prazeroso ter vindo neste site, porque muitas informações foram absorvidas!!

    Obrigado e mais uma vez PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pessoal,

    sejam bem-vindos e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  6. A nossa ilustre Presidenta, se esqueceu que a maior ameaça as riquezas no nosso país estão bem ao lado dela, como essa corja de políticos corruptos, imorais que põe o Brasil a beira da falência, não se importam o mínimo com a população, a sistema público de saúde se encontra em frangalhos, a educação já nem podemos contar, isso é só uma pequena parte dos problemas gerados pela corrupção, fico muito triste e me sinto totalmente sem ação ao me deparar com mais anúncios de assaltos aos cofres públicos, nao adianta me falar que devemos votar certo porque não existe se quer um politico sequer digno de representar a população, não queria dizer isso mas tenho que desabafar, POLÍTICOS CORRUPTOS TENHAM CONHECIMENTO DE QUE OS TRÊS MILHÕES DE GRAUS GERADOS POR UMA EXPLOSÃO NUCLEAR É GELO SE COMPARADO AO FOGO DO INFERNO.vocês estão sendo esperados lá.

    ResponderExcluir