sexta-feira, 29 de julho de 2011

Energia nuclear no primeiro semestre de 2011

No primeiro semestre de 2011, a energia nuclear foi a segunda maior fonte de geração do Brasil, só ficando atrás das hidrelétricas, responsáveis por 92,11% da energia fornecida ao Sistema Interligado Nacional.

Nesse período, a central nuclear de Angra dos Reis respondeu por 3,19% do mercado de energia elétrica nacional, produzindo 1.793 megawatts médios. Em terceiro lugar, ficou o gás natural, com 2,16% da geração total do país. Completam a lista carvão (0,99%), biomassa (0,71%), óleo (0,66%) e eólica (0,18%). Os dados são do Operador Nacional do Sistema.

Cabe ressaltar que a energia nuclear exerce um papel importante de complementação térmica dentro da matriz energética diversificada que o País mantém. Devido à sazonalidade da oferta hídrica (períodos de seca versus períodos de chuva), todos os anos a gestão segura do sistema hidrotérmico brasileiro requer, durante o ano todo, entre 2.000 e 10.000 MegaWatts (MW) térmicos complementares. E para essa necessidade de complementação térmica, a energia nuclear mostra-se a mais econômica. De fato, a energia nuclear respondeu por 41,39% da geração térmica nacional até o momento em 2011, ficando em primeiro lugar nesse quesito. Em seguida, vieram gás (27,98%), carvão (12,85%), biomassa (9,23%) e óleo (8,55%).


Segundo a Eletronuclear, empresa que gerencia as usinas nucleares de Angra dos Reis, um dos fatores que contribuiu para o segundo lugar da energia nuclear na matriz elétrica foi o período de chuvas altamente favorável do período de janeiro a junho. Dessa forma, o Operador Nacional do Sistema não precisou antecipar o despacho das térmicas não nucleares para garantir o nível de segurança dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Em 2010, por exemplo, a geração complementar começou em maio.

Para saber mais:

Seção de Notícias da Eletronuclear
Operador Nacional do Sistema Elétrico
Livro: Energia Nuclear: do anátema ao diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário