domingo, 8 de maio de 2011

Chernobil: 25 anos! Fatos e Mitos sobre o acidente nuclear - Parte 3

Olá pessoal,
continuando nosso papo sobre o acidente nuclear de Chernobil, convido vocês a assistir ao documentário produzido pelo Discovery Channel em 2006 chamado O Desastre de Chernobil (título original: Battle of Chernobyl).

Antes de iniciar o vídeo, no entanto, fica um apelo: assistam com olhos críticos! Apesar de conter informações importantes que nos ajudam a entender a situação após o acidente, o documentário usa e abusa de cenas, textos e áudio com tendências sensacionalistas. Relembro aqui o que já postei no primeiro texto sobre o acidente: Poucos assuntos técnicos levantam tanta controvérsia quanto a energia nuclear e poucos assuntos nucleares tem um apelo tão emotivo quanto o desastre de Chernobil.

Além disso, ressalto também que a parte com a qual o documentário lida com os efeitos biológicos das radiações é bem fraca. Esse é um assunto complexo que gerou (e ainda gera!) muita polêmica e mitos em torno do tema. É por isso que estou vasculhando as pesquisas sobre o assunto para trazer para vocês as informações mais atualizadas!

Dito isto, confiram o documentário (em português):




Posts relacionados:

Chernobil: 25 anos! Fatos e Mitos sobre o acidente nuclear - Parte 1
Chernobil: 25 anos! Fatos e Mitos sobre o acidente nuclear - Parte 2
Como funcionam os reatores nucleares?

Nenhum comentário:

Postar um comentário