quinta-feira, 7 de junho de 2012

2º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear

O 2º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, Urânio em Movi(e)mento, começa 6 dias após a Cúpula da Terra (Rio + 20), na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM.

Entre 28 de junho e 13 de julho, o Festival vai exibir mais de 50 filmes de todos os continentes, sobre energia nuclear e radioatividade. A programação completa do festival já pode ser acessada no site.

Depois do Rio de Janeiro, o festival viaja para outras cidades do Brasil e do Mundo, mas as datas e cidades ainda não foram divulgadas.

O festival foi criado em 2010 no Rio de Janeiro e é o primeiro festival mundial de filmes independentes sobre a temática nuclear. Ele é realizado pelo Arquivo Amarelo, organização cultural sem fins lucrativos, sediada no Rio de Janeiro, que tem como projeto criar a primeira cinemateca do Brasil e da América Latina especializada em assuntos nucleares.

Até o momento, a maioria dos documentários sobre isso tem sido produzido por países não lusofônicos, geralmente em inglês, alemão ou francês. O Arquivo Amarelo traduz estes filmes para a língua portuguesa e também traduz as produções lusofônicas para outras línguas.

O Festival premia, com o Yellow Oscar, os filmes inscritos que se destacaram. Nesse ano foram nomeados oito filmes, representando oito países, em três categorias: Melhor Curta (até 40 min), Melhor Longa (a partir de 41 min) e Melhor Animação. Um júri oficial irá escolhear os vencedores e a premiação ocorrerá no dia 14 de Julho.


Informações gerais:

Quando: De 28 de junho a 14 de julho de 2012

Onde: Cinemateca do Museu de Arte Moderna doRio de Janeiro
Av Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo
Rio de Janeiro - RJ

Quanto: R$ 5,00 a entrada inteira e R$ 2,00 para os maiores de 60 anos e estudantes maiores de 12 anos

Site: http://www.uraniofestival.org/index.php/pt/



Embora a proposta de reunir filmes com a temática nuclear em um único festival seja muito interessante, cabe uma ressalva: os filmes selecionados para o festival desse ano retratam apenas aspectos negativos da energia nuclear e da radioatividade.

O próprio festival, no entanto, abre espaço para os aspectos positivos das tecnologias nucleares, tais como medicina nuclear e irradiação de alimentos. Mas acho que os cineastas nucleares independentes não querem falar disso...

De qualquer forma, esse deve ser um evento bastante interessante. Veja o video convite:




Para saber mais

Segundo Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear

Posts relacionados

O cinema pós-traumático do Japão

3 comentários:

  1. A energia nuclear é de grande potencialidade. Importante nos mais diversos aspectos. A grande questão é trabalhar o psicológico das pessoas, que na maioria das vezes, se apegam a fatores negativos por pura falta de conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado José Honorio! Por isso eu senti falta de filmes com happy-ends!

    Quem sabe um dia eu não descubra uma cineasta dentro de mim e faça um filme para o festival! :-D

    ResponderExcluir
  3. O 3º Uranium Film Festival Rio de Janeiro anuncia os filmes selecionados. 48 filmes de 16 países foram selecionados para a Competição. Esses filmes serão exibidos na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) e concorrem ao prêmio Oscar Amarelo: Melhor Longa-Metragem, Melhor Curta-Metragem e Melhor Filme de Animação.O 3º Uranium Film Festival vai acontecer de 16 a 26 de Maio de 2013. Todo mundo está convidado!
    http://www.uraniofestival.org/index.php/pt/

    ResponderExcluir