quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dica de Livro - O projeto do submarino nuclear brasileiro

Quer saber mais sobre o submarino nuclear da Marinha? O livro "O projeto do submarino nuclear brasileiro. Uma história de ciência, tecnologia e soberania" da historiadora Fernanda das Graças Corrêa é uma boa pedida.


Autora: Fernanda das Graças Corrêa

Número de páginas: 284

Editora: Capax Dei

Edição:

Preço: R$ 50,00


O livro é resultado do mestrado da autora em História Comparada, com ênfase em Relações Internacionais, Segurança e Defesa Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de trazer os assuntos da Defesa Nacional para serem debatidos pela sociedade brasileira, Fernanda Corrêa analisou a história do projeto do submarino nuclear numa conjuntura nacional e internacional, demonstrando as razões que motivaram os governos a apoiar ou não o projeto.

Embora o projeto do submarino nuclear brasileiro pertença a uma concepção estratégica do governo Geisel, na década de 1970, sua História começa na década de 1930, quando a ciência nuclear passou a ser incentivada pelo governo Vargas, criando a possibilidade de alguns físicos nucleares estrangeiros contribuírem na definição de uma política nuclear brasileira e na formação da própria comunidade científica brasileira.

Para se chegar ao estágio atual do projeto, foram necessárias parcerias intensas entre civis e militares em instituições e laboratórios brasileiros, durante e após a ditadura, além do Acordo Militar Brasil-França de 2009.

A segunda edição do livro foi lançada em Outubro de 2011 pela editora Capax Dei. A primeira edição, de Agosto de 2010, esgotou-se em menos de um ano! O livro tem sido elogiado pela crítica internacional, sendo, inclusive, citado e comentado por publicações como o jornal argentino La Nación e o francês Le Post.

Fica a dica!


Post Relacionado

Inicia-se a nova era do submarino nuclear brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário