domingo, 4 de dezembro de 2011

Os desdobramentos do acidente de Fukushima no setor nuclear no mundo todo

Fonte: Site da Eletronuclear

Já está disponível a edição de novembro do Panorama da Energia Nuclear no Mundo, publicação da Gerência de Planejamento Estratégico da Eletrobras Eletronuclear. O informativo traz atualizações sobre o acidente de Fukushima e comenta os efeitos do episódio em países como os EUA, que está em processo de retomar a construção de usinas nucleares, e a Alemanha, que desligou vários reatores e estabeleceu uma data para o fechamento dos demais. Também comenta a situação em outras nações que, recentemente, tomaram decisões desfavoráveis à energia nuclear, como Bélgica, Itália e Suíça.

Segundo o texto, apesar do aumento do sentimento antinuclear após o acidente na central japonesa, a tecnologia nuclear permanece a mais barata e mais eficiente fonte de energia, segundo relatório de julho de 2011 da consultora financeira KPMG. A publicação também cita relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) publicado em novembro que ressalta a importância da energia nuclear para mitigar os efeitos da mudança climática.

Essa edição traz ainda uma nova seção sobre os resíduos nucleares e, em especial, as radiações, buscando tratar de forma acessível conceitos como doses equivalentes, critérios, unidades de medição da radiação e seus efeitos nos seres vivos.

Além disso, aborda temas como acordos comerciais e cooperação nuclear; urânio; combustível irradiado, proliferação e riscos para a segurança; aplicações nucleares e descomissionamento.

Leia a nova edição do Panorama da Energia Nuclear no Mundo. Informe-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário