terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Coca-cola e os raios gama

Uma noite dessas eu estava em meu sofá, com o controle remoto na mão, vendo todos os canais ao mesmo tempo nada. Até que me deparei com um programa muito interessante no NatGeo: Megafábricas - a fábrica da Coca-Cola. Pousei o controle remoto em minha barriga e comecei a assisti-lo.

Trinta minutos e cinco comerciais depois, quando meu polegar já se movia em direção ao botão dos canais do controle remoto, algo me chamou a atenção! A fábrica da Coca-Cola, nos Estados Unidos, usa um "scanner" de raios gama para determinar se as latinhas, já fechadas, estão devidamente cheias de coca-cola (veja o "scanner" na figura abaixo). Essa verificação é feita de forma bastante eficiente e as latas que não estiverem cheias são imediamente retiradas da linha de produção.

Scanner de raios gama da Coca-cola.  
Fonte: Ultimate Factories - Coca Cola (National Geographic).


Essa técnica de escaneamento com raios gama também é bastante empregada na detecção do conteúdo de veículos de transporte de mercadorias e de conteiners em portos marítimos. Os radionuclídeos emissores de raios gama utilizados são, geralmente, o Cobalto-60 e o Césio-135 e a imagem gerada por essa técnica é muito parecida com a gerada por raio-x (veja a imagem abaixo).


Imagem gerada pela técnica de escaneamento por raios gama de um container na carroceria de um caminhão. Fonte: Wikipedeia: Cargo Scanning.



Para saber mais:

Ultimate Factories: Coca Cola - National Geographic.
(Parte 2, 3 e 4 no youtube, em inglês).


Um comentário:

  1. O duro dos intervalos dos programas do canal NetGeo é que eles são sempre iguaisinhos, e isso chega a ser irritante. Uma pena que tenha que ser assim, já que a programação é das melhores. Tirando aqueles programas sobre tabu América Latina, misticismos, discos voadores, teorias sobre o fim do mundo, religião, e outras baboseiras, é um dos poucos canais que se salvam na TV.

    Sobre esta maneira de verificação do nível de coca cola nas latinhas, achei muito interessante também. Bom para citar nas minhas aulas de física, para que os alunos se atentem às aplicações da radiação, em situações que eles nem imaginariam.

    ResponderExcluir